fbpx

Você conhece a técnica de aplicação ventro-glúteo?

Vacinas contra COVID-19 podem ser aplicadas simultaneamente com outras vacinas.
31 de dezembro de 2021
Mito ou Verdade? Quem já tem HPV não precisa se vacinar.
31 de dezembro de 2021
Exibir tudo

Você conhece a técnica de aplicação ventro-glúteo?

➡️ Por ser um procedimento invasivo, a introdução de medicamentos por via Intramuscular, requer como principal observação certos cuidados: tipo e irritabilidade do fármaco; atividade e idade do paciente/cliente; espessura do tecido adiposo; calibre e comprimento da agulha; compatibilidade entre estrutura muscular e volume a ser injetado.

A região ventro-glútea foi descrita por Von Hochstetter há mais de 50 anos, sendo considerada uma região segura para injeções intramusculares. Essa região é delimitada pela espinha ilíaca ântero superior; grande trocanter e crista ilíaca superior, sendo recomendada para administração de medicamentos injetáveis em indivíduos de qualquer faixa etária, inclusive para idosos, indivíduos magros e crianças.

A região ventro-glútea é considerada cientificamente como a mais segura para aplicação intramuscular (IM) devido a algumas características, como maior espessura dos ventres musculares dos glúteos (glúteo médio e mínimo) que ficam cobertos pelo músculo glúteo máximo, está livre de vasos sanguíneos e nervos importantes tanto em adultos como em crianças e conter menor espessura de tecido subcutâneo se comparada às outras regiões de aplicação.

💉 A aplicação de fármacos pela região ventro-glúteo traz para o paciente diversos benefícios durante e após o procedimento, diminuindo índices de complicações e também maior segurança para o profissional da saúde responsável pela aplicação.

Você ou alguém da sua família já realizou essa técnica conosco? Deixe um comentário sobre sua experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *