fbpx

Vacina anti Varicela (catapora) e anti Herpes zóster (cobreiro)

Cantinho da imunização
5 de abril de 2021
Vacinação contra a gripe evita mortes e ajuda no combate à Covid-19
13 de maio de 2021
Exibir tudo

Vacina anti Varicela (catapora) e anti Herpes zóster (cobreiro)

O vírus Varicela zoster – VVZ, responsável durante a infecção primária pela varicela provoca febre, mialgia e lesões vesiculares disseminadas na pele e mucosa. Ocorre geralmente na infância e pode provocar sérias complicações  como encefalite, pneumonite, entre outras. Trata-se de uma doença imunoprevenível, uma vez que já existe uma vacina disponível a partir dos 12 meses de idade.
O mesmo vírus após desaparecimento das manifestações clínicas da pimo infecção, permanece latente por toda a vida nos gânglios dorsais possibilitando a reativação e desenvolvimento do Hespes zóster  – HZ (envolvimento de dermátomos apresentando dor, vesículas localizadas). Para reduzir significativamente a possibilidade desta afecção, a vacina ante Herpes zoster está indicada nessa idade.
Portanto  os indivíduos que na infância receberam  2 doses da vacina contra Varicela e/ou não tiveram contato com o VVZ não serão acometidos pelo Herpes zoster, por outro lado, àqueles que desenvolveram  a doença poderão prevenir o Herpes zoster e a neuralgia pós herpética tão temida, fazendo a vacina mesmo após um episódio de HZ. Paraissso devemos manter um intervalo entre o HZ e a vacinação de 6 a 12 meses.
Vania Simões Pires CRL 1427 AL, RQE
Responsável Técnica pela CLINVACIN
Infectologista e Mestra em Medicina Tropical pela UFPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *