fbpx

Por que as vacinas são aplicadas em locais diferentes do corpo?

Estou gripado, posso tomar vacina? E se for COVID?
31 de agosto de 2022
Herpes Zóster: quem recebeu a vacina atenuada pode se vacinar com a nova vacina Shingrix?
1 de setembro de 2022
Exibir tudo

Por que as vacinas são aplicadas em locais diferentes do corpo?

💉 Já percebeu que existem diferentes formas de aplicar a vacina? Nem todos os imunizantes são ministrados de forma injetável, nem ao menos aplicadas no mesmo local.

✅ Para cada agente imunizante há uma via de administração recomendada, que deve ser obedecida rigorosamente. Caso isso não seja atendido, podem resultar em menor proteção imunológica ou maior frequência de eventos adversos.

👉🏻 Via INTRAMUSCULAR: pode ser aplicada no vasto lateral da coxa, deltoide ou região ventro glútea, não se devendo utilizar a região glútea, pois a chance de irritação e inflamação aumenta porque o tecido de armazenamento de gordura tem suprimento sanguíneo insuficiente, levando à absorção deficiente de alguns componentes do imunizante.

👉🏻 As vacinas que contêm adjuvantes, ou componentes que aumentam a resposta imunológica ao antígeno, devem ser administradas no músculo para evitar irritação e inflamação generalizadas. Tais substâncias atuam de várias maneiras para estimular uma ação imunológica mais forte. Se forem aplicadas por via subcutânea podem provocar abscessos. O mesmo pode acontecer se a vacina BCG for aplicada por via subcutânea, em vez de intradérmica.

👉🏻 Já as vacinas contra febre amarela, tríplice viral contra sarampo caxumba e rubéola, monovalente contra sarampo, por exemplo, devem ser aplicadas por via SUBCUTÂNEA.

👉🏻 Outro fator decisivo para definir o local da injeção é o tamanho do músculo. Adultos e crianças a partir de 2 anos de idade tendem a receber vacinas na parte superior do braço no deltoide ou ventroglúteo. As crianças mais novas recebem as doses no músculo vastolateral da coxa ou ventrogluteo.

Legal saber os motivos pelos quais os locais de vacinação em nosso corpo variam não é mesmo? 😉 Compartilhe essa informação com alguém que também vai gostar de saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *