fbpx

Mito ou Verdade? É perigoso pegar Catapora durante a gestação.

Catapora, saiba como prevenir.
31 de dezembro de 2021
Ainda existem casos de Sarampo no Brasil?
31 de dezembro de 2021
Exibir tudo

Mito ou Verdade? É perigoso pegar Catapora durante a gestação.

❌ Mito ou Verdade? 🔎

✅ Verdade! A catapora pode interferir no progresso normal da gravidez, o que representa um risco de complicações para a grávida e para o recém-nascido.

– Catapora antes das 13 semanas de gestação: o risco de atingir o bebê é muito baixo e somente cerca de 0,3% destes desenvolvem alguma malformação. As alterações que podem ocorrer no bebê são: baixo peso para a idade gestacional, lesões cicatriciais de pele, hipotrofia de membros, microftalmia, catarata, coriorretinite, atrofia do nervo ótico e retardo mental;
– Catapora entre as 13 e 20 semanas de gestação: o bebê pode ter baixo peso ao nascer ou pode ser que ele tenha alguma dificuldade em desenvolver-se adequadamente;
– Catapora entre 21 e 36 semanas de gestação: o risco de afetar o bebê é muito pequeno, mas este pode apresentar herpes zoster logo no 1º ano de vida;
– Catapora após as 37 semanas de gestação: o bebê pode ser afetado e o bebê pode desenvolver a forma mais grave da doença, que pode levar a catapora disseminada, com lesões hemorrágicas, comprometimento do fígado e pulmão, e com letalidade ao redor de 35%.

Quando a mulher tem catapora nos 5 dias antes do parto e até 48 horas, é possível que o bebê adquira também catapora, portanto é recomendado o internamento para que seja feito o tratamento adequado e assim possíveis complicações possam ser evitadas.

Caso você apresente sintomas de catapora durante a gravidez, procure o seu obstetra de confiança para que sejam tomadas medidas de prevenção contra complicações e o correto tratamento da doença.

➡️ Caso a mulher ainda não tenha tido catapora, a única forma de prevenir a doença é evitar o contato com os infectados e se isso não for possível, indica-se o uso de imunoglobulina hiperimune para Varicela-zoster.
A vacina não pode ser dada durante a gravidez. O mais recomendado é que a mulher que está planejando engravidar atualize a carteira de vacinação o quanto antes, garantindo a proteção contra essa e outras doenças antes da gravidez.

Gostou do conteúdo? Então curta e compartilhe 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *