fbpx

Mamanalgesia, entenda os benefícios dessa técnica.

Vacina contra Herpes Zoster causa efeitos colaterais?
31 de dezembro de 2021
Vacina contra HPV, quem deve tomar?
31 de dezembro de 2021
Exibir tudo

Mamanalgesia, entenda os benefícios dessa técnica.

🤱🏻A Mamanalgesia é um termo usado para a amamentação como analgésico para vacinas injetáveis em bebês. O ato de amamentar pode aliviar o incômodo da agulha durante a aplicação e acalmar o bebê.

▶️ A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento onde recomenda que a mamanalgesia seja incorporada aos programas nacionais de imunização aplicáveis a todos os países, e destaca que a amamentação engloba três componentes confortáveis e analgésicos para as crianças: o paladar, a sucção e o contato pele-a-pele e recomenda que o recém-nascido ou lactente seja colocado ao seio antes e durante o procedimento, mantendo-o durante alguns minutos após o final.

Trabalhos mostram que o leite materno contém endorfina, substância química que ajuda a suprimir a dor, isto porque ele contém uma maior concentração de triptofano, precursor da melatonina, que serve para aumentar a concentração de beta endorfinas, que parecem ter um efeito na redução da dor. Lembrar que a amamentação nutre o bebê, através da sucção nutritiva, mas também fornece uma satisfação neural, pelo ato de sugar, com sensação de relaxamento e prazer (sucção não nutritiva).

✅ Amamentar na hora da vacina ou logo após a vacinação, ajuda o bebê a superar a dor, além de lhe oferecer o conforto necessário! Compartilhe essa publicação com outros pais que possam se beneficiar dessa informação 😉 Você já praticou mamanalgesia em algum momento? Nos conte como foi a sua experiencia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *