fbpx

Dezembro Vermelho, na luta contra o HIV.

Mito ou Verdade? O HPV é silencioso, não apresenta sintomas.
31 de dezembro de 2021
Férias à vista! Quais vacinas devo tomar?
31 de dezembro de 2021
Exibir tudo

Dezembro Vermelho, na luta contra o HIV.

A infecção pelo HIV continua sendo um problema de saúde global. Muitos portadores do vírus HIV vivem anos sem presentar sintomas. Sendo assim o risco maior de transmissibilidade é considerado.
Para reduzir essa situação os serviços de saúde têm implementado o diagnóstico precoce. Para isso é necessário o teste rápido para HIV, seguido do teste confirmatório que detecta anticorpos produzidos contra o HIV e/ou PCR para o HIV.
Uma vez diagnosticado, recomenda-se o tratamento (TARV) como objetivo de reduzir o risco de transmissibilidade e evitar o adoecimento.

Como resultado desses esforços, em 2018, 62% dos adultos e 54% das crianças com HIV que viviam em países em desenvolvimento receberam TARV. A maioria (82%) das gestantes e lactantes portadoras do HIV estavam em uso de TARV que, além de proteger sua saúde, também preveniram a transmissão do vírus para seus bebês.

O sistema único de saúde (SUS) fornece a profilaxia pós exposição (PEP) e a profilaxia pré exposição (PrEP) ao HIV. A PEP é usada como medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), que consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas infecções após exposição. Já a PrEP impede que HIV infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus. Ambos os esquemas devem ter acompanhamento com equipe de saúde.

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e agende a sua consulta com a nossa médica infectologista @dravaniaclinvacin, nós esperamos por você 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *