fbpx

Importância das vacinas meningocócicas ACWY e meningocócica B.

Exibir tudo

Importância das vacinas meningocócicas ACWY e meningocócica B.

▶️ Algumas das características da doença meningocócica, como sua rápida evolução, gravidade e letalidade, assim como seu potencial caráter epidêmico, fazem com que a prevenção desta infecção, através de vacinas, seja de fundamental importância.

Cinco tipos (sorogrupos) de meningococo são responsáveis pela maioria dos casos de doenças meningocócicas. São eles: A, B, C, W e Y. A importância de cada um varia conforme o país ou região, e também ao longo do tempo. O sorogrupo mais frequente no Brasil é o C (27%), B (9%), W (5%) e Y (2%) (dados de 2018, 57% não foram classificados). Dados publicados mostram que em 2016, a letalidade da doença meningocócica foi de 22%, sem tratamento, a taxa de letalidade pode chegar a 70%.

💉 A vacinas meningocócica conjugada ACWY e meningocócica B protegem da doença meningocócica (meningites e meningococemia, ou seja, infecção das meninges e generalizada, respectivamente) causadas pelos principais sorogrupos de meningococos. São recomendadas na rotina de vacinação infantil a partir dos 2 ou 3 meses e para portadoras de algumas doenças crônicas, independentemente da idade, com recomendação médica. As vacinas meningocócicas são consideradas a medida mais eficaz e segura para evitar casos graves, sequelas tais como amputações, surdez ou cicatrizes e mortes pela doença.

Mantenha sempre a carteira de vacinação dos seus filhos atualizada, respeitando os períodos indicados para cada vacina. Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe, será um prazer ajudar 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alagoas registra aumento do número de casos e de óbitos por influenza.
31 de dezembro de 2021
Mito ou Verdade? Dengue pode ser contraída mais de uma vez.
31 de dezembro de 2021