fbpx

Fatores que interferem na eficácia das vacinas.

CIVP, Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.
31 de dezembro de 2021
Quando devemos adiar a vacinação?
31 de dezembro de 2021
Exibir tudo

Fatores que interferem na eficácia das vacinas.

💉 A eficácia de uma vacina é mensurada por alguns fatores, como a imunogenicidade, a avidez dos anticorpos desenvolvidos, a persistência de anticorpos a longo prazo ou a geração de células de memória capazes de reativar de forma rápida e eficiente a resposta imune após exposição microbiana subsequente.

Além disso, são avaliados outros parâmetros relacionados à segurança, como os efeitos adversos provocados, e de conservação, como a temperatura ideal para acondicionamento, e o tempo de estabilidade após abertura do frasco-ampola.

▶️ Alguns fatores relacionados à resposta imune são:
– Natureza do antígeno: proteicos ou polissacarídeos e dose utilizada;
– Natureza da vacina: atenuada ou inativada, proteica ou polissacarídea, adjuvantes utilizados;
– Fatores individuais: determinantes genéticos da resposta imune, imunodeficiência, idade (crianças e idosos), presença de comorbidades, estresse, tratamentos imunossupressores;
– Esquema de doses: cumprir o esquema de doses, respeitando os intervalos recomendados para as doses subsequentes e doses de reforço.

Para que haja o controle de infecções imunopreveníveis, sua eliminação ou até mesmo a erradicação, é necessário garantir cobertura vacinal ampla e consequente indução de imunidade protetora em uma parcela suficiente da população que permita a diminuição de suscetíveis e a circulação do patógeno entre humanos.

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, nós responderemos você 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *